Dicas sobre bolo

Como Transportar

- Transportar as tortas e bolos, sempre no assoalho do carro ou porta-malas, nunca no colo.

- Pegar com a mão aberta no meio do prato, sem entortar a bandeja.

Cuidados com o preparo

 - Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.

- Para verificar se está assado coloque um palito não na beirada, mas no centro da massa, pois, se tirar o bolo cru no centro, ele afunda, isso acontece muito com bolos amanteigados e de chocolate. O palito tem que estar limpo e seco.

  - Use ovos em temperatura ambiente para bater a massa do bolo, pois assim ela cresce melhor na hora que você vai batê-la.

  - Se o bolo for amanteigado, use a manteiga e os ovos em temperatura ambiente. Desta forma estes ingredientes ficarão com textura bem cremosa e crescerão rapidamente.

  - Unte as assadeiras somente no fundo com margarina e farinha de trigo. Quando o bolo assar deixe esfriar e passe a faca nas laterais da assadeira. Desta forma o bolo ficará do mesmo diâmetro da assadeira que você usou. Se você untar as laterais da assadeira, o bolo encolhe e fica menor do que o diâmetro da assadeira.

  - A massa do bolo deve ficar na altura da metade da assadeira quando ainda estiver crua. Desta forma o bolo terá espaço para crescer totalmente sem cair para fora da assadeira.

  - Coloque o bolo em forno a 150 ou 180 graus. Este é um calor moderadamente quente. Desta forma o bolo cresce aos poucos e cozinha por dentro. Se você colocar o bolo em forno muito quente o bolo pode crescer e dourar, porém pode ficar cru no centro.

  - Retire a massa do forno e deixe esfriar para depois desenformar (antes de desenformar passe uma faquinha nas laterais da assadeira para o bolo soltar).

  - A margarina usada para untar a assadeira deve ter 80% lipídios, pois assim o bolo desenforma bem ainda frio, sem ficar colando na assadeira.

  Como  montar

 - Use faca de serra maior que o bolo a ser cortado. Desta forma você conseguirá cortá-lo sempre retinho, pois a serra alcançará de um lado a outro.

  - Quando você estiver cortando o bolo vá girando o bolo aos poucos para que você veja o lado e a altura certa que está cortando.

  - Corte sempre o bolo de baixo para cima, ou seja, coloque o bolo sobre a mesa e corte a parte debaixo primeiro. Retire o bolo de cima e afaste para o lado a parte cortada. Repita novamente esta operação até terminar toda a altura do bolo.

 - Deixe o bolo coberto com papel filme até a hora de usar ou rechear, pois assim ele não resseca.

 - Você pode usar aro ou assadeira para montar o bolo.

 - Se usar aro coloque-o sobre o prato ou bandeja. Dentro do aro coloque uma fatia de massa de bolo, regue com a calda que desejar e recheie. Coloque outra fatia de massa e continue a montagem até a altura desejada. Passe papel filme. Deixe o bolo prensado, ou seja, coloque peso em cima dele, por exemplo: para um bolo de 5 kilos, um saco de arroz do mesmo peso, assim após 3 horas de geladeira, seu bolo sairá perfeito para confeitar. A quantidade de recheio por camada é equivalente ao tamanho do disco de massa para os bolos em chantilly

  - Se você for montar dentro de assadeira: Coloque dentro da assadeira um saco plástico aberto ou forre com papel filme. Este plástico deve ficar também um pouco para fora da assadeira. Coloque sobre o plástico uma fatia da massa, depois regue se desejar e recheie. Coloque outra fatia de massa e continue a montagem até terminar a altura desejada. Passe papel filme no bolo. Deixe o bolo prensado, ou seja, coloque peso em cima dele, por exemplo: para um bolo de 5 kilos, um saco de arroz do mesmo peso, assim após 3 horas de geladeira, seu bolo sairá perfeito para confeitar.

  1. sandra disse:

    ADOREI AS DICAS, SÓ NÃO ENTENDI, COMO DEIXO O BOLO NA GELADEIRA COM UM PESO EM CIMA.

    VOCÊ PODE ME RESPONDER POR GENTILEZA.

    UM ABRAÇO

    SANDRA

    • ione disse:

      Olá, obrigada pelo seu comentário. Quando vc monta o bolo na assadeira, coloque um papel filme por cima e apos use saco de arroz fechado, por exemplo para um bolo de 5 kilos, na horizontal para poder prensar o bolo, assim no dia seguinte quando for tirá-lo da geladeira, tire o saco de arroz, o papel filme e vire-o na bandeja e seu bolo estará todo uniforme e fácil de confeitar. Boa Sorte!

  1. Ainda sem Trackbacks.

Deixe o seu Comentário!